domingo, 15 de agosto de 2010

Sugestão de Plano de aula sobre Ciclo da Água

1 – TEMA
            O Ciclo da água 

2 – OBJETIVO 
            Conhecer o ciclo da água na natureza e a sua relação com a vida. Compreender que as suas atitudes são muito importantes para a preservação do meio ambiente.

3 – CONTEÚDO 
            É importante que os estudantes conheçam os fenômenos naturais, tais como a chuva, os raios solares, a neve, a evaporação e transpiração. Observem a natureza em que vivem e acompanhem as mudanças naturais.

4 – PROCEDIMENTOS 
  • Iniciar as atividades dialogando com os estudantes, no sentido de registrar o que os alunos já sabem sobre o tema e a relação que estabelecem com sua vida. Neste primeiro momento é importante que o Professor estimule a turma a participar e que registre os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema proposto: "Os ciclos da água".
  • A seguir, Professor, anote quais as curiosidades que os estudantes possuem sobre o tema proposto.
  • Solicitar à turma que observe na semana a seguir o tempo, verificando se houve chuvas, secas, etc. Se houver um riacho, rio, lagoa, próximos da escola, incentive-os a observarem o nível da água, sua coloração, estado de conservação das matas ciliares, etc.
  • Após todas as discussões iniciais sugerimos que os estudantes sejam levados no laboratório de informática para assistir um vídeo sobre o  O CICLO DA ÁGUA
  • Após a apresentação organize com sua turma uma discussão de cada um dos tópicos (evaporação, transpiração, sublimação, condensação, precipitação, escoamento, analisando os fenômenos naturais e como estes se relacionam.
  • Propomos a construção de um terrário, para observar o ciclo da água, o desenvolvimento da vida, sua relação com a umidade do ar, da terra. Veja o passo a passo de como fazer um terrário
  • Como atividade complementar podem acessar  o jogo on-line do Portal do Professor (MEC) e o clubinho da sabesp onde os educandos  poderão testar seus conhecimentos.
  • Ou ainda ver vídeos sobre ciclo da água

5 – RECURSOS 
            Laboratório de Informática.
            Data show

6 – AVALIAÇÃO 
            Questionamentos, debates, produção de textos e desenvolvimento de atividades.

2 comentários:

  1. gostei da aula, adoro esse tema, trabalho com ensino fundamental, sou professora de ciências e laboratorista, a ideia do terrário é ótima, o meu está lindo, dá pra trabalhar tanta coisa.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, está sendo muito útil para o meu trabalho. Espero sempre poder contar com os planos de você, obrigadinha 😘👏

    ResponderExcluir