sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Sugestão de Plano de aula sobre Cartografia


1 – TEMA
            A Cartografia

2 – OBJETIVO 
            Conhecer os principais fundamentos da cartografia, avaliando todo a sua trajetória e  conhecer as técnicas necessárias para fazer os mapas.

3 – CONTEÚDO 
            É importante que os estudantes conheçam a técnica da cartografia na elaboração de mapas, tais como a escala, as convenções e projeções cartográficas, além das técnicas modernas de localização e produção de mapas.

4 – PROCEDIMENTOS 
·                     Iniciar as atividades dialogando com os estudantes, no sentido de registrar o que os alunos já sabem sobre o tema e a relação que estabelecem com sua vida. Neste primeiro momento é importante que o Professor estimule a turma a participar e que registre os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema proposto: “A cartografia".
·                     A seguir, Professor, anote quais as curiosidades que os estudantes possuem sobre o tema proposto.
·                     Solicitar à turma que observe os mapas convencionais que possuem na escola, nos atlas, livros e/ou revista, e até mesmo levá-los ao laboratório de informática para visualizar sites como o do IBGE (http://mapas.ibge.gov.br/ ); e aproveite também materiais que sua escola possua,  como por exemplo o CD-ROM do IBGE, se por acaso não tiver acesse http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/index.shtm, muito bom para trabalhar com alunos.
·                     Após a apresentação organize com sua turma uma discussão de cada um dos tópicos (O que é um Atlas Geográfico?;  O que é Cartografia? A História da Cartografia e Os Conceitos e Técnicas)
·                     Propomos que elaborem um mapa da sua cidade, bairro ou escola, e em seguida que o professor trabalhe a coloração e identificação de todos os objetos utilizados para fazer os mapas.
·                     Sugestão de sites que possuem atividades extras: o Blog da professora Suzete tem várias opções de mapas (http://suzettepaula.blogspot.com/2008/11/mapas.html); http://caixa2.com/2009/05/31/mapa-do-brasil-para-colorir/; navegue com o Google earth.

5 – RECURSOS 
            Laboratório de Informática.
            Data show
            Livros, atlas, revistas, mapas, globos.

6 – AVALIAÇÃO 
            Questionamentos, debates, produção de textos e desenvolvimento de atividades.

5 comentários:

  1. Sou estudante de Geografia e gostei do seu plano, vou usa-lo com base para uma atividade...

    Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal seu planejamento. Vou usá-lo :D

      Excluir
    2. Sou estudante de Pedagogia e estou desesperada, preciso montar um plano de aula para as series iniciais do ensino fundamental ou educação infantil, só que não domino muito bem o assunto e nunca fiz um plano de aula.
      Você teria alguma coisa que pudesse me ajudar.

      Excluir
    3. Sou estudante de Pedagogia e estou desesperada, preciso montar um plano de aula para as series iniciais do ensino fundamental ou educação infantil, só que não domino muito bem o assunto e nunca fiz um plano de aula.
      Você teria alguma coisa que pudesse me ajudar.

      Excluir
  2. Que bom seria se junto ao Plano viesse a Habilidade da BNCC ao qual o conteúdo está atrelado.

    ResponderExcluir